quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Não dá para controlar... falta de tempo!

foto divulgação
Quanto tempo você tem para perder tempo? Você já pensou nisso? Porque até pra pensar, hoje em dia, às vezes nos falta tempo. E perder esse bem tão valioso na sociedade em que a gente vive é um pecado quase que mortal, visto que o ritmo é frenético e não perdoa.

Isso acontece porque a gente vive acelerando, o tempo todo atropelando as coisas e não pisa no freio nunca. No domingo a gente já pensa na segunda, na segunda a gente já pensa na terça, em novembro a gente já pensa em janeiro, e por aí vai, um excesso de antecedência descabido. Não estou falando aqui de não se planejar ou não pensar e enxergar o futuro. Não. Estou falando meus caros, do lado qualitativo do nosso tempo e da necessidade que a gente tem (ou parece ter) de fazer uma coisa pensando em outra, ou de estar sempre fazendo e sempre pensando.

Mas até que ponto essa correria que a gente vive é saudável? A gente tá sempre ocupado e sempre falta tempo pra tudo. Tem dia que eu chego a pensar porque o meu dia não tem mais de 24 horas. E tem dia que eu não desligo, continuo funcionando, produzindo, mesmo dormindo. Oh céus! Pra quê?! Acho que saudável mesmo é perder tempo de vez em quando. Sim, perder tempo, isso é uma sabedoria. E eu poderia até lançar uma máxima agora: falta de tempo é para os fracos, os fortes sabem perder tempo. E a qualidade que eu falo pra vocês do tempo, está também aqui em como perdê-lo.

O escritor e jornalista Fabrício Carpinejar tem uma crônica chamada “Tempo é ternura” e ele fala sobre o quanto perder tempo faz bem para as relações humanas e que perder tempo é a maior demonstração de afeto. Ele diz: “Perder tempo é transformar a agenda concorrida e lotada em diário, ou seja, intensificar os gestos (...) intensidade é paciência, é capricho, é não abandonar algo porque não funcionou. É começar a cuidar justamente porque não funcionou.”.

E eu digo a vocês: saber perder tempo é parar de querer controlar a rotina o tempo todo e viver acima dessa obsessão maluca e desenfreada de não estar onde você está ou de estar aonde você ainda vai estar. Permita-se viver na cadência do seu tempo. Perca tempo!  



Um comentário:

  1. Este belo e brilhante texto lembrou a música do sábio e maravilhoso Lenine. "Mesmo quando tudo pede um pouco mais calma, mesmo quando tudo pede um pouco mais de alma, a vida não pará..." Por isso algumas pessoas tem esta relação desenfreada com o tempo, acredito eu!

    ResponderExcluir