sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Não dá para controlar... fé!

foto divulgação
Uma certeza que dispensa qualquer explicação, que não precisa de provas. Para uns é o combustível da vida, para outros é uma força superior que vem de algo para fazer o impossível, para mim é uma força que vem de dentro e que me dá fôlego. Estou falando da fé.

Não, não é sobre religião. É sobre algo, pra mim, muito maior que qualquer crença. É um sentimento de confiança absoluta que não carece de justificativa racional. A fé que você deposita no que quer que seja independe de qualquer manifestação religiosa, ela depende simplesmente de você acreditar, pois é o verdadeiro sentido da palavra crer.

Ela aparece de várias maneiras e vinculada quase sempre a questões emocionais e à própria religião. E em inúmeras situações a fé nutre um sentimento de esperança, porque quem tem fé acredita num poder de transformação e de superação, além das possibilidades “normais”.

O professor e filósofo Mario Sérgio Cortella fala sobre o assunto: “A fé é uma força vital e tem sim um movimento que ultrapassa mero campo da religião. A fé independe de religião, a religião é que depende da fé.”. Segundo ele a fé não pode ser tola e sim um movimento de inclinação, em que alguém se debruça sobre uma ação, acredita nessa possibilidade e aí cria o que não se vê, em vez de apenas crer naquilo que não vê.

Então, isso que o Cortella fala me lembra aquela frase: “a fé move montanhas”. Eu acredito que move se você mover todo dia um pedaço dessa montanha e querer que ela realmente mude de lugar. Eu penso que acreditar também começa em fazer, em querer pra valer e com atitude.

E quando eu digo que a fé é uma força que vem de dentro e me dá fôlego é porque fé pra mim está dentro de nós mesmos, mesmo que exista a crença em objetos, superstições, figas, santos, patuás e coisa e tal, pra mim a realização está na fé que depositamos. É um movimento de apoiar-se num fundamento firme unindo a nossa crença à fé que nutrimos por ela. Esse fôlego é a inspiração que a minha vontade de ter fé traz.

E pra mim o grande lance é mesmo viver com fé. Fé em Deus. Fé na vida. Fé em dias melhores. Fé no ser humano. É aquela velha história, daquela música: “Viver com fé eu vou, que a fé não costuma falhar...”.

2 comentários: