sábado, 17 de janeiro de 2015

Não dá para controlar... mudanças!

foto divulgação
Elas podem chegar de repente ou podem acontecer devagar. Às vezes somos nós que queremos, mas também podem surgir quando não temos escolha. Ah, não dá para controlar as mudanças! Mas o que seria da nossa vida sem elas?

As mudanças que ocorrem na nossa vida nos levam a lugares que nunca pensamos e nos ensinam que nada é permanente, que tudo sempre pode mudar. Mas sair da zona de conforto incomoda, não é verdade? Pois é justamente isso que as mudanças fazem com a gente.

Quando estamos nesse estado de conforto, estamos acostumados a certas situações, lugares, pessoas e até opiniões, e isso nos traz uma certa segurança. Já a mudança traz medo, porque desestabiliza todo esse cenário padrão que estamos habituados.

E então como lidar com elas? Acho que a primeira coisa é não temer, e parar de achar que estamos no controle de tudo, porque não estamos. Ninguém nesse mundo está isento de alterações ao longo do percurso. Essa é única coisa que é constante. Mas uma coisa é certa: as mudanças nos capacitam para as adversidades da vida. É aquela velha história do jogo de cintura, com o tempo o gingado vai ficando cada vez mais fácil - ou no mínimo, menos difícil. 

E você já parou para pensar no mundo de possibilidades que as mudanças proporcionam? Pois é, na contramão de qualquer expectativa, as mudanças trazem o desconhecido e aí acontece um processo de adaptação ao novo, um tempo pra digerir tudo, e nesse tempo tem uma infinidade de ensinamentos que abrem espaço para novas habilidades que podemos ter.

Mas e quando nós queremos mudanças em nossas vidas? Devo dizer aquele clichê “só depende de nós mesmos”? Pior que é isso mesmo, quer dizer, melhor que é isso mesmo! As mudanças que dependem das nossas insistentes decisões diárias. É isso que o autor e palestrante Eduardo Zugaib fala em seu livro “A Revolução do Pouquinho”. Para Zugaib as verdadeiras revoluções são feitas em pequenas partes. É preciso incorporar pequenas atitudes à rotina para que, aos pouquinhos, torne-se possível atingir objetivos maiores. “Aquele mau hábito que temos e que precisamos eliminar, ou o bom hábito que desejamos conquistar e consolidar em nossas vidas tornam-se objetivos muito mais atingíveis quando optamos pelo pequeno compromisso diário de mudança, cumprindo-o com determinação, sem concessões”, explica o autor.

As mudanças sempre vão acontecer, mas o que eu acho que temos que buscar com isso é algo que transcende, de dentro para fora. Seja a que provocamos ou aquela que nos acontece inesperadamente, o fato é que as mudanças só vão deixar algum legado na nossa vida quando não forem apenas mudanças, mas sim transformações. E sabe mais de uma coisa? Não tenha medo das mudanças, tenha medo das coisas nunca mudarem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário