sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Não dá para controlar... não!

foto divulgação
Você já parou pra pensar quantas vezes já levou um não? E quantas vezes você já disse não? Sim, parece que essa palavra está cada vez mais na moda e super presente na nossa vida. Eu acho até que virou automático, de tão comum e incontrolável que ficou dizer não.

É, esta é uma reflexão um pouco difícil, porque os “nãos” que ouvimos tendem a mexer um pouco com as nossas frustações. Isso acontece porque ninguém gosta de ouvir “não” como resposta, parece que vem carregado de negatividade e sentimentos ruins, a ponto de mudar o rumo das coisas, dos nossos planos, dos nossos desejos e botar tudo a perder.

Às vezes é tão difícil engolir um “não”, que até o corpo sente. Um estudo holandês, publicado na revista científica Psychological Science, diz que no momento da recusa há uma queda dos batimentos cardíacos. Segundo os pesquisadores, o sistema nervoso autônomo, que controla funções como digestão e circulação reage quando somos socialmente rejeitados.

Para controlar isso, ou pelo menos amenizar, temos que exercitar nossa capacidade de saber ouvir não, como aquele ditado que diz “o não a gente já tem como resposta”. Pois é, temos sempre que contar com essa possibilidade. Mas ao contrário de todo o significado negativo que o “não” representa, ele pode também significar algo positivo, uma nova possibilidade, nova chance, novo começo. Afinal de contas, o que seria do “sim” se não existisse o “não”?

Tenho pra mim que a inflexibilidade de algumas pessoas, diante dos “nãos” que a vida muitas vezes impõe, está ligada ao fato dessas pessoas não saberem dizer não, assim, quando são contrariadas e colocadas em situações de adversidade, não aceitam. É preciso ser sincero e honesto com a gente mesmo, acima de tudo. A gente não pode dizer sim, quando no fundo, no fundo, quer dizer não.

Mas uma coisa muito importante que eu quero levantar com toda essa história de “não” é a naturalidade com que essa resposta é concebida, sendo regra, e a impossibilidade e falta de vontade de dizer sim, sendo exceção. Ultimamente parece difícil e que não dá para controlar dizer não, mas a gente tem aprender a dizer mais sim para a vida, para o próximo, para os nossos sonhos e até para nós mesmos. Eu vou ficando por aqui, como já dizia Lulu: “Eu vejo um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera, com habilidade, pra dizer mais sim do que não...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário