sábado, 10 de janeiro de 2015

Não dá para controlar... sonhos!

foto divulgação
Dormindo, acordado, com os pés no chão, com a cabeça nas nuvens. Não importa. Acho que tanto quanto o coração precisa bater, nós precisamos dos sonhos para viver.

Eu defino sonhar como um estado de respirar pela alma. E mais, sonhar é um processo de desintoxicação que acontece de dentro para fora. Digo isso porque a realidade tem um grau tóxico bem elevado, aí é necessário sonhar pra liberar essa inalação aguda e diária. Independente se é dormindo ou acordado, acho que em algum momento ambas as formas de sonhar se fundem pela mesma motivação.

O sonho de quando fechamos os olhos e adormecemos é cheio de mistérios e há muito tempo vem desafiando cientistas para tentar desvendá-los. Para Freud esses sonhos são uma busca pela realização de um desejo reprimido e acontecem no sono REM (movimento rápido dos olhos), onde tem uma alta atividade do cérebro. Já para a ciência o sonho é uma imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. E o que essas definições têm em comum? O que vai falei sobre vir de dentro para fora.

Dizem que todos os nossos sonhos tem significados e dizem muito sobre nós mesmos. Ah, mas eu não tenho dúvidas disso! Muitas tradições culturais e religiosas acham que eles são uma extensão da nossa consciência. E eu também. A psicóloga Deirdre Barrett, da Universidade de Harvard, apresentou sua teoria acerca do assunto, na Association for Psychological Science, em Boston, em 2012. E para ela as horas adormecidas podem nos ajudar a resolver quebra-cabeças que nos inquietam durante o dia e que os sonhos podem ajudar o cérebro na resolução de problemas.

E quando não dormimos e sonhamos de olhos bem abertos? Considero que também é uma expansão da nossa consciência, uma busca pela realização de um desejo (reprimido ou não), imaginação do nosso inconsciente e que nos ajudam a resolver muitas inquietações da nossa vida. Sabe aqueles clichês que todo mundo fala: “nunca desista dos seus sonhos”, “acredite nos seus sonhos”, então, tudo verdade! É um combustível humano, quiçá indispensável. Pessoas são movidas por sonhos, e estes são movidos pelo coração.

Se “viver ultrapassa qualquer entendimento”, como já dizia a poetiza, eu digo então que sonhar ultrapassa qualquer realidade. É uma eternidade muito lúcida dentro da gente, pois nos mantém com a capacidade de nos colocar de lado algumas vezes e realizar os desejos da alma. Imagine se não pudéssemos escapar mentalmente de vez em quando? Ah, seria mesmo terrível! Mais sonhos, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário