terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Não dá para controlar... expectativas!

foto divulgação
Não tem jeito. O ser humano é feito de esperas. Espera demasiadamente por tudo e de todos. Enche sempre o pulmão de anseios e respira esperança.  Tudo espera. Tudo crê. E para tudo cria expectativas!

Vivemos esperando, até acontecer. Enquanto isso, somos consumidos pelas nossas expectativas. É sempre assim. Porque é da nossa natureza esperar que algo que a gente deseja muito aconteça, rápido e do jeito que pensamos. É infinita a nossa capacidade de projetar nas coisas e nas pessoas as nossas vontades. Aí a ansiedade toma conta, desesperadamente.

Mas é preciso lembrar que não temos o poder de determinar as escolhas alheias e nem os rumos da vida. Se nos deixarmos no modo inconsciente, torna-se quase impossível não viver na espera da realização urgente das nossas esperanças, com a certeza e a garantia que as nossas expectativas serão atendidas. Aí é que tá! Esse é o caminho mais fácil para a frustração.

Só que criar expectativas, definitivamente, é uma coisa que não dá para controlar. Mas a coisa chata e até perigosa nisso tudo é quando cometemos excessos. Às vezes depositamos demais nossas fichas em algo ou alguém, esperando além da conta, criando muita expectativa, deixando ela ganhar muito espaço, quando a realidade é bem diferente. E nós sabemos bem que há muita diferença na relação “realidade x expectativa”, né?!

Admito que não é fácil desapegar dessas esperanças que alimentamos, mas é que a gente tem que entender (às vezes na marra) que as nossas expectativas estão muitas das vezes ligadas ao que a gente pensa que precisa. É cômodo sustentar lacunas formadas por carências, quando não enxergamos que não temos “direito” de esperar certas coisas da vida e das pessoas.

Enfim, de alguma forma temos que aprender a perceber quando estamos vivendo à custa das nossas falsas expectativas, das ilusões que nutrimos ao longo da espera, e botar o pé no freio. Há quem diga que para quebrar a cara basta criar expectativas. Eu digo que não. Digo que depende do que você faz quando as suas expectativas são correspondidas ou não.

Pois é, quando o assunto é expectativa, somos sempre expectadores, assistindo a espera e acumulando a esperança que tudo saia como o planejado. Porque esperar a gente vai esperar sempre. Mas sabe qual é o grande problema com as expectativas? É que estamos a todo o momento querendo satisfazer as expectativas dos outros e assim esperando que os outros satisfaçam as nossas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário