segunda-feira, 6 de abril de 2015

Não Dá Para Controlar... estereótipos!

foto divulgação
É engraçado como as pessoas medem você pelo que você parece e não pelo que você realmente é. E assim vão colocando você dentro de enquadramentos, consequência de julgamentos concebidos de suposições, achismos e opiniões alheias. É, não dá para controlar os estereótipos!

Qualquer movimento que você faz, a roupa que você usa, a música que você ouve, ou até aquilo que você deixa de fazer, é suficiente para você ser taxado de alguma forma e ser colocado no altar de algum padrão que as pessoas simplesmente determinam sobre você. Essas generalizações que nós fazemos o tempo todo sobre os outros, e que os outros fazem o tempo todo sobre a gente, geralmente são carregadas de preconceitos.

Preconceito sim. Os estereótipos são impostos e se convertem em rótulos, muitas vezes pejorativos, a partir das impressões que se tem das características ou comportamentos de grupos sociais ou indivíduos. Porque tem que ser assim? Isso nos leva a um entendimento errôneo e tão substancial, né?!E essas interpretações muitas vezes já estão incutidas no subconsciente, que parece automático fazer certas associações e estereotipar as coisas e as pessoas.

É aquela velha história: a mulher super bonita e arrumada, não pode ser inteligente, tem que ser fútil; já a inteligente, não pode ser elegante e se vestir bem, e deve ser “feia”; o nerd com certeza usa óculos, é atrapalhado e tem o rosto cheio de espinhas; Infelizmente é bem por aí que as pessoas encaixam os outros na sociedade.

Mas estereótipo pra mim é algo desprovido de originalidade, cheio de inverdades e repleto de clichês! Serve para as pessoas colocarem os indivíduos que as cercam dentro de caixas. E uma vez interiorizado é replicado de uma maneira quase mecânica como nesses exemplos. Mas se há algum lado bom nisso tudo é a surpresa que o estereótipo te causa. Quem nunca falou sobre alguém: “nossa, eu pensava outra coisa de você”, depois que conheceu de verdade e se deparou com a desconstrução da imagem estereotipada e pré – concebida de tal pessoa?!

É, só que o problema é que os estereótipos causam barreiras invisíveis que impendem as pessoas de fazerem uma análise um pouco mais apurada. À medida que eles são criados, levianamente, são reforçados constantemente, em visões simplificadas da realidade e são altamente resistentes a mudanças. Assim acabam influenciando percepções e atitudes que nos cegam e nos impedem de enxergar as coisas e as pessoas como elas realmente são.

Quer um conselho? Saia da caixa. Esqueça os estereótipos e viva sem culpa. Eles sempre vão existir e a gente não vai morrer por isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário