domingo, 17 de maio de 2015

Não dá para controlar... a lei da inércia na vida!

foto divulgação
Na vida é sempre mais fácil continuar como tá. Tudo conspira para a inércia. É, eu sei que estudamos isso nas aulas de física, mas você já parou para pensar se essa lei se aplica a sua vida?

Galileu chamou de inércia a tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram. Ou seja, o corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Aplicação na vida? Tudo na mesmice! 

É isso mesmo, a lei da inércia na vida se aplica a pessoas que vivem num estado de paralisia. E assim como diz a lei da física, na vida, qualquer pessoa que está nesse estado de paralisia terá tendência a continuar assim, até que alguma força atue sobre ela. O que também me faz lembrar aquela outra lei, da ação e reação. Mas você há de convir comigo que tem gente que desafia as leis da física! Parece que essas pessoas não estão prontas para acordar, nem com uma força agindo sobre elas. São tão inertes que não reagem.

A lei da inércia também diz que se um corpo estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si. Quem nunca? Quem sempre? Quem nunca foi interrompido e teve que mudar o percurso? Quem sempre resiste às mudanças e permanece com o mesmo movimento? A questão não é a intensidade, mas sim a constância com que as coisas acontecem (ou não).

Manter um modelo de vida inerte parece um plano perfeito. É apoiado em fórmulas muito bem calculadas, ou em meros paradigmas, que na maioria das vezes não serve pra muita coisa. Pois acontece, meus caros, que na vida não existe preceito estabelecido para regular qualquer mobilização ou mesmo o repouso. Então não vamos nos deixar levar pelo excesso de estagnação ou escassez de movimento. Sabe a lei do equilíbrio? Pois é. Acho que assim que a “banda” toca, ou pelo menos deveria.

Sabe o que eu acho que anula a lei da inércia? A energia que você coloca estando em repouso ou em movimento. Tem uma outra lei da física que diz que quando uma energia é perdida em uma reação, ela é transformada em uma energia de outro tipo. Então se por ventura você estiver inerte, não perca a sua energia, transforme em outra muito maior. 

Mas falando sério: quantos de nós não tem problemas de inércia? Com certeza todos nós, em algum momento, fica com o que é conveniente. E a inércia é conveniente. O duro é ver gente que faz disso uma eternidade. Poucos indivíduos realmente apreciam movimentar-se, mudar de direção e acelerar. Vamos ter em mente que de vez em quando é preciso aquela sacudidela nos ossos e tirar a poeira debaixo do tapete das nossas atitudes e pensamentos imutáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário