quinta-feira, 2 de julho de 2015

Não Dá Para Controlar... Pessoa Ovelha Negra!

foto divulgação
Todo grupo tem sempre aquela pessoa que resolve contrariar e levar uma vida considerada fora do padrão. Mas quem é visto como diferente em um determinado grupo ou momento vai ser necessariamente assim a vida toda? Ou todos nós podemos ser ovelha negra dependendo do rebanho?

Ser fora do padrão, na escola, no trabalho ou mesmo na família, é desalinhar dessas pessoas e parecer estar fora do lugar de onde deveria estar. Mas isso não quer dizer que se você é assim com um determinado grupo ou situação da sua vida, que vá ser em todos. Todos nós, todos mesmo, em algum momento, temos um desencaixe.

O problema é que ser diferente soa ruim, o “diferente” carrega um peso grande nas costas e paga um preço alto demais. E a expressão ovelha negra pegou carona nisso e é utilizada, na maioria das vezes, no sentido negativo. Tudo isso porque como conta a história, os pastores preferiam as ovelhas brancas pelo maior valor de mercado (já que a lã branca podia ser tingida), e as negras geralmente não acompanhavam o rebanho.

Acontece assim com a gente, como se isso fosse ruim. Mas não é. Ainda bem que existem e sempre existiram as ovelhas negras. Já pensou em quantas coisas que temos hoje poderíamos não ter se algumas pessoas acompanhassem sempre o rebanho e não seguisse o seu próprio caminho? Pois é! Ovelhas negras também são desbravadoras, questionam o status quo, e claro, incomodam o tradicional.

No fundo é só uma questão de ponto de vista. Ser ovelha negra não quer dizer que você é alheio, apenas está fora do convencional que esperam de você. Porque a sociedade coloca um padrão que deve ser o “normal” e se você estiver fora, você é diferente, é a ovelha negra. Aí isso é considerado ruim e você vira alvo. Mas as pessoas se esquecem que a lã que nos caracteriza como únicos não pode ser tingida.

Em rebanhos estamos imersos sempre. E há uma seleção natural em que surgem ovelhas diferentes, que não se deixam tingir, nem deixam que limitem suas escolhas. Como já dizia Rita Lee: “Não adianta chamar quando alguém está perdido procurando se encontrar”. Porque às vezes é isso, a pessoa quer se perder para se encontrar. A pessoa que é ovelha negra só quer a sua liberdade de não pertencer ao trajeto de certos rebanhos, para a infelicidade de alguns pastores.  Seria bom se todos parassem de se preocupar em discutir a cor da lã e o seu valor, e focassem nos dons inerentes a cada ovelha. E sinceramente? Antes ovelha negra...do que uma vaca qualquer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário